quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

MOTO PROTESTO?




Estou no estaleiro. Não foi tombo e quem quiser saber mais é só ir no blog ao lado, o do Alma 70.

Só queria comentar que ontem estava programado o protesto da ABRAM contra a lei que proíbe as motos de andar no "corredor". Eu até queria gravar as ruas e pessoas, mas a minha colunma cervical não permitiu.

E em vez de estar filmando e depois de vários dias de repouso total, fui até o acupunurista, que fica na Av. Republica do Libano, bem longe, perto do Jabaquara. Nesses momentos a gente percebe como seria bom ter asfalto lisinho. Fui de carro, como passageiro (ou paciente). Saindo do bairro do Pacaembu, passei pelo Minhocão inteiro, Avenida 23 de Maio, Av. Rubem Berta e Indianapolis. Ida e volta, como passageiro, com tempo de olhar tudo em volta e NÃO VI UM UNICO motociclista usando um pano preto no guidom. Enfim, talvez uma coincidência ingrata, pois espero que muitos tenham participado, aderido, simpatizado com a idéia.

Acho que valeria a pena repetir o movimento, desta vez com mais tempo para cooptar mais pessoas, ampliar o alcance e fazer que realmente isso apareça. Só assim a cidade perceberia quanto espaço as motos economizam e passariam a valorizar e respeitar as motos, ao invés de "odiá-las". Muitos motoristas tem moto e não usam durante a semana justamente por ser tão arriscado!

E realmente, está ficando cada vez mais difícil andar nos corredores, que ficam espremidos, já que aumentaram o numero de faixas de carros. Está na hora de alguém fazer algo inteligente, e não idéias que agradam somente aos técnicos.

As idéias tem que agradar AOS MOTOCICLISTA E MOTORISTAS, antes de mais nada. Aí sim as mudanças serão aceitas e os acidentes diminuirão.

O mais difícil será freiar a urgência que os motofretistas, motoboys e outros trabalhadores levam a vida, na maioria das vezes por pressão dos patrões ou da necessidade. Teríamos que ter o apoio deles e deixo essa (difícil) tarefa para as associações e órgãos que representam ou deveriam representar a todos nós, motociclistas. Alo alo, políticos! Essa é hora boa para aparecer, não na véspera das eleições. Cadê vocês?

Repito meus parabéns pela iniciativa da ABRAM e acho que com movimentos pacíficos e inteligentes como esse, poderemos mostrar para as pessoas que a convivência entre motos & carros é difícil mas pode ser melhorada. E muito.

Nenhum comentário: