quinta-feira, 2 de outubro de 2008

TRANSITO 2:

Aqui em Sampa existem as faixas exclusivas para onibus em algumas avenidas. São ótimas em geral. Nessas avenidas, alguns motoristas se comprimem mais para a direita, deixando seu lado esquerdo para as motos passarem. Isso faz com que o fluxo de motos se dê entre a faixa dos carros e a faixa dos onibus. Aí as filas de carro vão parando e você lá, diante daquele corredor vazio...

A tentação é enorme e muitos andam na faixa de onibus. Eu também, admito. Até acho que as autoridades fazem vista grossa e não multam. Pelo menos é o que espero sempre, porque só ontem andei nessa faixa durante muitos e bons momentos. Claro, com atenção triplicada e voltando para as faixas de carros assim que possível.

E aqui vai uma sugestão: porque não aliviar as pistas de carros, permitindo que as motos andem nas faixa de onibus? Elas não são só de onibus, os taxis tambem podem usá-las... Seus espaços vazios podem ser sim, bem aproveitados pelas motos, que se "esvaem" entre as frestas quando o fluxo para, evitando assim entupir essas artérias (ao contrario dos taxis, que para sair, fecham todo mundo).

Claro, os "especialistas dos departamento" vão dizer que isso prejudicaria a velocidade média do transporte coletivo e com algumas pastas e "estudos" vão destruir esta proposta com dados técnicos e...tudo continua igual. Posso ser um ingênuo, mas acho que a maioria das pessoas está cansada e se puder colaborar, SEM MUITO ESFORÇO E VENDO VANTAGENS para si, colabora.

É sobre isso que acho que vale a pena fazer: discutir alternativas e agir criativamente. Alo alo, Abraciclo! Alo fabricas de motos! Alô revistas de moto! Alô sites de moto!

Nenhum comentário: